Siga-me no Twitter!

Curta no Facebook!

quarta-feira, 2 de março de 2011

G.R.R. Martin apresenta: A Guerra Dos Tronos!!!


 Demorei muito para terminar de ler este livro, afinal o livro tem 591 - ou 592 - páginas. A escrita de G.R.R. Martin é um pouco quanto difícil, pois a muitas palavras difíceis. Mas eu, que já li a trilogia "O Senhor Dos Anéis" três vezes, não tive muitos problemas quanto a leitura. Mas aviso desde já: se você estiver com vontade de ler este livro, leia com atenção, pois é um livro minucioso em todos os detalhes.
 AMBIENTAÇÃO e PERSONAGENS
 O livro é ambientado na era medieval, e G.R.R. Martin nos mostra isto em todos os detalhes. O livro é surpreendentemente minucioso em seus detalhes e, por vezes, você achará que te enganaram ao falar que era um livro de fantasia e vai dizer que é um romance histórico. Apesar do prólogo nos mostrar que esta é uma obra de fantasia, você duvidará disso até as páginas finais. Tudo é representado com uma fidelidade incrível e eu era capaz de imaginar os castelos e os personagens nos seus minimos detalhes.
 Ah, e os personagens. São tão bem construídos que você pesquisará no Google só para saber se eles já existiram algum dia. Todos os personagens são pintados em tom de cinza, não há uma pessoa má e uma pessoa boa, todos tem defeitos e acertos, e ninguém aqui faz o que faz por que "é a coisa certa a fazer", as pessoas fazem o que fazem por razões pessoais. Nem os vilões fazem o que fazem por que são maus, eles fazem o que fazem por poder, ou dinheiro. 
 Os personagens são tão bem construidos que você odeia ou ama os personagens. E são tantos, que você por vezes ficará confuso.
A TRAMA
 A trama do livro é extremamente boa, mas não esperem por um ser maligno que quer dominar a tudo e a todos. A trama do livro tem claro foco em Eddard Stark, que foi convidado para ser a Mão Do Rei, que é uma pessoa que substitui o rei, quando o mesmo quer se divertir e não quer saber do povo. 
 Apesar de parecer ter claro foco em Eddard, a trama é desenvolvida pela visão de todos os personagens. E cada um tem um pensamento diferente para os fatos, e G.R.R. Martin escolhe as pessoas certas para verem os fatos, e isso nos permite aprofundar-se na trama. 
 (Isso é o máximo que posso dizer sem spoilers, espero que tenha ficado bem explicado)
ALGUNS ADENDOS
 A magia é tratada como uma superstição e as criaturas mágicas, aparentemente, estão extintas. Não há elfos, nem magos, mas há um anão. Apenas um anão, mas ele não carrega um machado de guerra e um elmo com chifre, e ele é maltratado e ignorado, pois ele é apenas um deficiente físico. Jon Snow e Tyrion Lannister são meus personagens favoritos. Aliás, é interessante que nós aqui realmente não temos um exercito do mal, mas não posso explicar isto sem dar spoilers.
CONCLUSÃO
 G.R.R. Martin é definitivamente o novo Tolkien. Ele nos apresenta um mundo novo, com línguas, povos, culturas e pessoas com uma personalidade tão crível que você se maravilha com eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário