Siga-me no Twitter!

Curta no Facebook!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os Legados De Lorien: Eu Sou O Número Quatro - Pittacus Lore

CUIDADO, CONTÉM SPOILERS! LEIA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

 "Eu Sou O Número Quatro" (I Am Nuber Four), publicado no Brasil pela Intrinseca, traz a nós a história de um lorieno. Você deve ter ficado confuso com o nome, mas eu explico: Numa galáxia muito, muito distante, existe um planeta, hoje em dia está despovoado e morto, mas a muito tempo atrás foi um planeta vivo, feliz e festivo.     Todos os problemas que enfrentamos hoje em dia - poluição do ar e das águas, superpopulação, efeito estufa - eles enfrentaram um dia. Mas tomaram consciência e reverteram os efeitos, transformando Lorien - daí o nome estranho, "lorieno" - num planeta perfeito, vamos dizer assim. Um dia, alguns lorienos começaram a desenvolver,  como dizemos, superpoderes. Alguns voavam, outros controlavam o tempo, outros ficavam invisiveis e outros ainda soltavam lasers da mão. Era como se o planeta os estivesse recompensando por terem tomado consciencia de seus atos e revertido os efeitos. Esses "poderes" foram chamados de "Legados De Lorien". Porém um dia eles sofreram um ataque dos mogadorianos, outros seres que poluiram o próprio planeta e decidiram conquistar Lorien, ao invés de reverter o processo.
 Quase todos lorienos morreram, apenas 19 conseguiram escapar. Nove Gardes - os lorienos que desenvolviam os "Legados" -, nove Cepans - os guardiões dos Gardes - e o piloto da nave. Eles vieram para o nosso planeta.
 "Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Conseguimos fazer coisas que vocês apenas sonham fazer. Somos mais fortes e mais rápidos do que qualquer coisa que já viram. Somos os super-herois que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos - porém, somos reais."
 Três Gardes já morreram, e o protagonista é o novo alvo.

 Agora, tudo explicado, vamos a resenha:
 O livro é bom demais! Tem uma narrativa rápida e simples, mas "viciante". Quando digo que o livro tem uma narrativa viciante, quero dizer que caso você comece a lê-lo, não vai conseguir mais parar. Eu terminei de lê-lo em três dias - comecei na quinta e terminei a uma da manhã do domingo -. Já faz um bom tempo que o terminei, mas enrolei para fazer esta resenha. Tudo bem, podem me criticar nos comentários.
 Bem, a parte mais emocionante é o final, que é quando as coisas ficam brabas e a porradaria come solta. Do começo até quando os mogadorianos os encontram, você conhece os personagens, seus costumes e os "Legados" do Número Quatro. Mas apesar de parecer chato, o livro te envolve de tal forma que você se sente na pele dos personagens. Você se sente feliz quando o Número Quatro descobre o seu primeiro "Legado" e a telecinese, fica tenso quando o Henri é sequestrado e tudo o mais.
 Depois de elogiar muito o livro, eu tenho uma critica a fazer: as cenas em que John Smith e sua namorada - a garota por quem ele decidiu lutar contra os mogadorianos - ficam juntos, são simplesmente de vomitar. É muita melosidade, um lenga-lenga chato pra caramba! Mas pelo menos sei que no segundo livro não haverá isto mais.
 Como já falei o final não decepciona e o avanço do personagem não parece em nenhum momento forçado. É tudo muito fluído.
 Agora ficarei a espera da continuação, "The Power Of Six".

Nenhum comentário:

Postar um comentário