Siga-me no Twitter!

Curta no Facebook!

domingo, 3 de abril de 2011

As Crônicas Dos Kane: A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

 CUIDADO, CONTÉM SPOILERS! LEIA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

 Rick Riordan é um gênio da mitologia e um ótimo escritor. Aqui no blog nunca falei nada, mas eu adoro a pentalogia Percy Jackson & Os Olimpianos. O motivo principal de eu gostar tanto desta incrivel pentalogia, não é apenas por que todos os livros são muito bons - e eles são! -, mas por que a mitologia grega é muito bem representada e, ao longo da pentalogia, você, se não conhece muito de mitologia grega, leva uma verdadeira aula sobre esse tema. Tudo está lá: quimeras, deuses, etc...
 Me desculpem, me desviei do tema da postagem. Afinal, esta não é uma resenha de um dos livros da maravilhosa pentalogia de Percy Jackson, e sim a resenha do primeiro livro da nova série de livros de Riordan: As Crônicas De Kane.

 Já começarei dizendo que adorei o livro, do começo ao fim, nenhuma parte me decepcionou. Riordan mostra que sabe tanto de mitologia egipcia quanto sabia de mitologia grega, pois, novamente, ele nos dá uma verdadeira aula de mitologia.
 Uma coisa que eu tenho que explicar: os protagonistas - Cartes e Sadie Kane - não são meio-sangues, pois os deuses egipcios não têm relações com os mortais. Os protagonistas são hospedeiros de deuses e descendentes de grandes faraós e magos do mundo egipcio. O livro tem as primeiras páginas como apresentação, onde você é apresentado a Carter e a Sadie. Eles são dois irmãos que viveram a vida inteira separados, pois a mãe deles morreu e Sadie - a mais nova - ficou com os avós, por causa de uma briga na justiça.
 Duas vezes no ano, Carter e Sadie se encontram e é por isso que agem como se fossem estranho, no começo. Mas tudo leva uma revitavolta, quando o pai deles explode o British Museum e liberta os cinco deuses egipcios. Bem, depois disso é uma enxurrada de acontecimentos e descobertas impactantes. Além, é claro de muita ação e uma pitada de humor.

 No final, acontece o mesmo que aconteceu a Percy Jackson: é descoberto o verdadeiro inimigo. Tudo bem que aqui nenhum amigo trai eles, mas eles não banem Set, por que o verdadeiro inimigo se re-ergueria.
 Mas não é um titã, por que a mitologia egipcia não concebe o conceito dos titãs. O inimigo é Apófis, a personificação do caos. Riordan tem um jeito de escrever muito intenso. Você se sente na pele dos personagens e se envolvem com eles tanto que fica triste quando acaba o livro.
 Outro detalhe muito interessante: no livro é possível encontrar referências a Percy Jackson e Os Olimpianos – veja a fala de Tot!

 Agora o jeito é esperar por "Throne Of Fire" vir para o Brasil, para saber o que acontecerá a Carter e a Sadie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário